_

Notícias

11 dicas para fugir do estresse no trânsito
Aprenda como manter a calma mesmo nas maiores complicações
24/05/2016

Que o estresse mata, não é novidade. Mas também não é nenhum segredo que o trânsito não colabora. Engarrafamentos, pequenos acidentes, sinalização e trechos esburacados são alguns dos fatores que levam motoristas ao limite. Algumas pessoas tem mais facilidade para se irritar do que outras, mesmo assim, em algum momento o trânsito consegue afetar  praticamente a todos. E nessa hora em que a raiva toma conta, o que fazer? Relaxa, fica tranquilo, respira fundo que a gente te ajuda com essas 12 dicas:

1 – Evite horários de pico

Essa pode parecer óbvia, mas ajuda muito. Se você precisa ir a algum lugar durante um horário de pico, tente sair mais cedo para dar uma folga ao relógio. Saindo mais cedo você chega com antecedência no seu destino e evita as filas enormes.

2 – Engarrafamento enorme, e agora?

Engarrafamentos são uma das maiores pragas do trânsito, retardando em horas a viagem de todos. Infelizmente em certos momentos você vai se ver preso em uma longa fila de veículos. A dica aqui é relaxar. Bote alguma música que você goste para tocar, escute algum programa interessante no rádio, jogue alguma coisa em seu celular. O importante é se prevenir: saber que engarrafamentos acontecem e ter ao seu dispor ferramentas para acabar com o tédio e o marasmo. Afinal, o tempo passa mais rápido quando nos divertimos.

3 – Quase bateu

Infelizmente, não é incomum no trânsito cenários de quase acidente, como um motorista fechar o outro. O importante aqui é não se descontrolar e deixar sua raiva e frustração tomarem conta de você. Seja paciente, avalie o cenário com calma. Sempre mantenha a calma, respire fundo e evite xingar ou fazer gestos. Se por acaso ofenderem você, ignore e siga viagem. A paciência é uma virtude.

4 – E se você, de fato, bater?

Tente levar a situação com calma. Lembre-se que ódio gera mais ódio e não faz bem para nenhum dos lados se descontrolar. Ligue o quanto antes para as autoridades competentes caso deseje relatar um boletim de ocorrência.

5 – Se alongue

Já que você está preso no trânsito, não custa dar uma alongada nos músculos. Além de fazer bem para a sua saúde, ajuda da relaxar. Algumas dicas de alongamento são:

  • Aplicar uma automassagem nos ombros;
  • Alongar o pescoço para frente e para os dois lados;
  • Alongue as mãos, braços e pés.

6 – Fotografe

Essa dica pode parecer estranha, mas confie, é muito divertida! Se estiver preso no trânsito, procure fotografar o ambiente ao seu redor, quem sabe até tirar umas selfies. Às vezes podem surgir boas fotos para suas redes sociais, mas lembre-se de fazer isso somente se o carro estiver completamente parado e fique atento para não segurar a fila, caso volte a andar.

7 – Procure por trajetos alternativos

Não custa conhecer o ambiente ao seu redor. Quando ocorrer algum imprevisto em uma rota, ter um caminho secundário pode ser uma boa, economizando bastante no tempo.

8 – Socialize!

Quando você estiver preso em um engarrafamento, não custa tentar “trocar uma ideia” com as pessoas ao seu redor para o tempo passar mais rápido.

9 – Tem passageiros? Divirta-se com eles

Caso você tenha passageiros (especialmente crianças), busque se divertir com elas através de jogos e cantigas.

10 – Tente aprender alguma língua

Compre algum CD de áudio aulas linguísticas e escute enquanto estiver preso no trânsito. Dessa maneira, o tédio se transformará em aprendizado.

11 – Acima de tudo, mantenha a calma

A calma é uma virtude essencial no trânsito. Dirigir com tranquilidade e respeito é a chave para um tráfego mais respeitoso e menos propenso a acidentes. Siga as dicas acima e evite ficar nervoso por qualquer coisa. Em situação mais extrema, lembre-se: Respirar fundo sempre ajuda, ficar de cabeça quente não traz nada de bom.
E você, o que faz para evitar o estresse no trânsito?


© 2017 BluCarros - Todos os direitos reservados - Acesso lojista